Monday, August 21, 2006
EEEHH SEGUNDONAAAA....



BRABA !!! Tô com a mesa atolada de coisas, mas não podia deixar de vir registrar meus momentos e compartilhar com vcs.....
Sobre a lista que fiz ali embaixo, sobre lugares.... eu tentei ir até a Prefeitura, a subida confesso que quase me matou e fiquei sem fôlego... chegando lá... pout´s aquela molecada, pois teve Campeonato de Pipa... hahahahaha... só cheguei lá e já voltei, nem teve clima.
Mas pelo menos fiquei feliz, que eu cheguei lá inteira, voltei prá casa e deu exatos 1 hora e 15 minutos.... ehhhhhhhhhh !!!
Garganta muitoooo inflamada, sem voz, mas estou aqui firme e forte ! ehehehe...
Fiz um lindo cardapinho prá semana, só comprei coisinhas light e não vou sair dos meus pontos.... ehhh !!!!! Tô até assustada com a minha organização !
VP mudou definitivamente prá Quarta-feira.... melhor assim do que se mudasse prá noite, eu tava muito preocupada pq senão teria de deixar de paticipar por causa da facul.
Poxa cada dia mais visitinhas no meu cantinho, tô Felizzz !!!!
Hoje quero colocar sobre o positivismo ! Prá começar a semana com chave de ouro.
Boa semana a todos !!!


Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa.
Autor: M. H. Lorentz

A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa comunicação.
O que é a palavra não? Uma abstração.
O "não", por si só, não diz nada, logo o cérebro se fixa no que vem depois do "não". Nossas mentes para saber em que não pensar, precisam primeiro pensar. Não pense em um balão azul. Pense em um balão azul. Analise as duas frases acima. Em que você pensou quando leu uma e leu outra? Na mesma coisa, em um balão azul.
Assim sendo, quando queremos obter um resultado, o melhor é nos referirmos ao que queremos, por exemplo: Em caso de incêndio use a escada. É muito comum encontrarmos em muitos prédios: "Em caso de incêndio não use o elevador".
Principalmente numa situação de pânico, é muito mais difícil e demorado pensar primeiro no que não fazer para depois pensar no que fazer. A linguagem mais rápida e que obtém melhores resultados é a linguagem afirmativa; dizer o que deve ser feito. O uso de uma linguagem negativa provoca o comportamento que se quer evitar. É muito comum encontrarmos nos caixas eletrônicos um adesivo em que está escrito: Não se esqueça de retirar o cartão. E, também, é muito comum encontrarmos os cartões esquecidos no caixa eletrônico.
Se a linguagem do adesivo for mudada, será mais fácil atingir o objetivo: Lembre-se de retirar o cartão. Nos shoppings onde o estacionamento é pago, encontramos cartazes espalhados em todo o shopping, dizendo: Não se esqueça de validar o ticket de estacionamento.
E estamos sempre encontrando pessoas voltando do estacionamento que fizeram o que? Esqueceram de validar o cartão.
O adequado é: Lembre de validar o ticket de estacionamento. Você já teve, provavelmente, a experiência de pensar em "Não posso esquecer de ......." e obter o resultado de esquecer exatamente aquilo que na realidade você queria lembrar.
Qual o resultado que a campanha "Não use drogas" vem obtendo? O consumo de drogas vem aumentando ano após ano. Além da palavra não, quanto mais a palavra droga é utilizada, mais é repetida, mais ela é reforçada e lembrada, levando muitos adolescentes a ficar cada vez mais curiosos a respeito, pois é por ser tão falada eles decidem experimentá-la. Há pouco tempo foi veiculada na televisão uma campanha "se beber, não dirija. Você não acha que seria mais adequado dizer: Se beber álcool, chame um táxi ou peça uma carona. O foco de uma campanha deve estar no objetivo a ser alcançado e colocado em linguagem afirmativa.
Em vez de uma campanha pela não violência, é muito mais eficaz uma Campanha pela Paz, como a que motivou a população na semana passada. A não violência, na realidade nos trás à mente imagens e situações de violência, que queremos evitar; e afasta as pessoas em vez de motivá-las. E, ainda, faz com que pensemos em violência em vez de paz. Nunca, evite, e outras negativas, tem o mesmo efeito que um não. Nunca tranque o cruzamento, evite trancar o cruzamento ou não tranque o cruzamento fazem-nos pensar na mesma coisa: trancar o cruzamento. Deixe o cruzamento livre, é a linguagem afirmativa, objetiva e eficaz.
Você diria a alguém: "Pinte esta parede de não azul". (qualquer cor, menos azul?) Ou, "Não pinte esta parede de azul". (não é para pintar, ou não de azul? ou de que cor?) Exemplos com crianças: Não mexa nisto, melhor, vá brincar com aquilo.
Cuidado para não cair olhe o degrau, preste atenção na escada.
Em algumas situações é muito adequado usar o não:
Você não precisa comer toda a comida que está no prato. (Se você quer que a criança coma toda a comida). Você não precisa ir estudar agora. (Se você quer que vá estudar agora). São situações em que desejamos que a pessoa faça o que estamos dizendo que não. Todos nós conhecemos pais, gerentes e outras pessoas que, querendo ajudar, nos dizem e aos outros o que não fazer. O que fazem, de forma inconsciente, é chamar nossa atenção exatamente para o que não queriam que fizéssemos. "Não se preocupe.", "Não entre em pânico", "Não fique aborrecido", "Não acho que você seja chato".
Usar a linguagem negativa consigo mesmo é algo que a maioria das pessoas faz. "Não vou pensar mais nisso" e continuamos pensando, "Evite comer doces se quer emagrecer", só para citar alguns exemplos. Existe a tendência a pensar no que não queremos fazer e, em seguida, muitas vezes, começar a fazê-lo. Em vez de dizer o que não queremos, podemos dizer o que queremos. Tente isto. Pense em uma frase negativa que você vem dizendo a si mesmo e experimente transformá-la em afirmativa, agora. Em vez de dizer "Não quero comer doces" ou "Não quero engordar", tente dizer, "Quero comer comidas saudáveis" ou "Quero emagrecer". Isso não só é mais agradável como, na verdade, reorienta a sua mente e prepara você para um número maior de realizações desejadas, focalizando as coisas positivas que quer que aconteça. Se você aplicar isto na sua vida, em breve vai começar a obter os resultados que deseja. Alguns exemplos para o dia a dia: (coloque em local visível até se habituar com o uso)
Em vez de: USE:
Não pense em ........ Pense em ........
Em caso de incêndio não use o elevador Em caso de incêndio use a escada.
Não esqueça o seu cartão Lembre de retirar o cartão
Não se esqueça de validar o ticket de estacionamento Lembre de validar o ticket de estacionamento
Se beber álcool, não dirija. Se beber álcool chame um táxi.
Nunca tranque o cruzamento. Deixe o cruzamento livre.
Evite trancar o cruzamento. Deixe o cruzamento livre.
Não se preocupe. Fique tranqüilo.
Não entre em pânico. Fique calmo.
Não se aborreça. Esqueça, deixe passar.
Não fique aborrecido. Pense em algo agradável.
Não quero comer doces. Quero comer comidas saudáveis.
Não quero comer comidas gordurosas. Quero comer frutas e verduras.
Não quero engordar. Quero emagrecer.
Quero perder peso. Quero atingir o meu peso ideal.
Não pinte esta parede de azul. Pinte esta pare de verde.
Não quero perder tempo. Quero aproveitar bem o tempo.
Não quero perder tempo com isso. Quero usar o menor tempo possível .....
Não quero me atrasar. Quero chegar no horário.
Meu filho, não mexa nisso. Meu filho, vá brincar com ... Meu filho, não mexa nisso.
Vamos ser mais positivos ? Pense nisso....
Ótima Segunda-feira prá vcs !!!
 
posted by JuJu at 4:56 AM | Permalink |


11 Comments:


  • At 9:30 AM, Anonymous Anonymous

    Boa semana p/ vc. Tenho casa em Itu (não moro lá) e ainda não conheço o Maeda. Dizem que é maravilhoso.

     
  • At 3:36 PM, Anonymous Anonymous

    Mais uma visitinha pra vc ficar feliz então!! ^^

    Adorei o texto, já até catei ele hein! hauhauha...

    Vou te adicionar, pode?

    Lindo seu blog =)
    Bjos

     
  • At 8:12 PM, Blogger Bi

    Ju, Tô dando cabo da bruxa!!! Uhuu!
    Bjinho, Bi

     
  • At 12:43 PM, Anonymous Anonymous

    Ju

    passei para te fazer uma visitinha...está tudo linnnnnnnndo no seu blog.
    Bjs
    Neidinha
    neidefbg.zip.net

     
  • At 9:34 AM, Anonymous Anonymous

    Passei para deixar um abraço

    Lannier

     
  • At 4:09 PM, Anonymous Anonymous

    Oie!
    Passei pra conhecer seu blog e agradecer pelo carinho =)
    Vou te linkar, tá?!
    Beijooo =)

     
  • At 10:42 AM, Anonymous Anonymous

    Oi Juliana também estou participando do desafio mais magras, vim conhecer sua casinha, amei o texto! Beijos, boa quinta

     
  • At 12:33 PM, Anonymous Anonymous

    Espero que esteja tudo bem contigo.

    Beijos

     
  • At 4:34 AM, Anonymous Anonymous

    Oie... adorei seu texto sobre a palavra não... e realmente me lembrei da ineficassia das campahas do tipo "NÃO USE DROGAS", "NÃO BÊBA", "NÃO MATE", "NÃO JOGUE LIXO NO CHÃO"... e por aí vai a hipocrisia brasileira... Foi mais uma que aprendi... vou passar a substituir esse não inicial das frases... valeu pela dica... bjaço e boa sorte na sua caminhada light!!!

     
  • At 3:59 PM, Blogger Titia sob Medida

    Vc já está melhor da garganta??? O texto que vc pôs, eu já tinha lido no grupo que eu participava no yahoo. Nos serve não só pra dieta, mas tb pra nossa vida. Bom final de semana apra vc. beinnhos

     
  • At 3:57 AM, Anonymous Anonymous

    Nossa, adorei. Também sou muito positiva. Aliás, em tudo na vida. Só faltava ser no regime. Agora já estou tmabém. Sou meio Polliana... Hahaha - Sempre vendo o lado bom das coisas que acontecem. Bj, Ro